A avaliação neuropsicológica é um procedimento técnico, não invasivo, que visa investigar detalhadamente o funcionamento cognitivo (atenção, memória, etc.), assim como o estado emocional, o comportamento e a funcionalidade no dia-a-dia.
Assim, a avaliação neuropsicológica permite:
Este serviço divide-se em 3 fases:
» Caso exista um acompanhante, o mesmo não poderá estar presente durante o exame neuropsicológico.
Cada sessão terá, aproximadamente, 60 minutos. O tempo de cada sessão dependerá igualmente, do nível de cansaço demonstrado. Serão realizadas pausas sempre que for necessário.
A consulta de devolução de resultados será mais curta, com a duração de cerca de 30 minutos.
O acompanhante poderá trazer informações bastante pertinentes, sendo uma peça fundamental durante a entrevista clínica (primeira sessão). O acompanhante deverá de ser um familiar ou um cuidador. No fundo, o acompanhante deverá de ser alguém próximo da pessoa em causa, ou que lide com esta com alguma frequência. Ainda assim, não existe uma obrigatoriedade em trazer um acompanhante.
Importante: O acompanhante não poderá estar presente durante a aplicação de testes.
O acompanhante poderá estar presente na consulta de devolução e explicação dos resultados, caso assim o entenda.
Deverá de se fazer acompanhar de:
A avaliação neuropsicológica serve-se de vários elementos para a fundamentação da hipótese clínica, sendo estes, a informação prestada pela pessoa (e cuidador) na recolha de dados, o seu comportamento, a sua postura, expressão verbal, entre outros. Além destes elementos, esta avaliação irá recorrer a procedimentos estandardizados e a testes cientificamente validados. Estes testes baseiam-se maioritariamente em perguntas breves, exercícios com papel e caneta ou exercícios de manipulação de objetos.
Podem ser testadas as seguintes funções cognitivas :
O protocolo de avaliação poderá variar de pessoa para pessoa, onde será considerado:
A avaliação neuropsicológica costuma ser pedida por um médico (neurologista, psiquiatra ou médico de família). Porém, esta referenciação não é sinónimo de que exista algo de errado com o cérebro da pessoa referenciada.
Além da referenciação médica, uma avaliação neuropsicológica poderá ser considerada quando existem:
Sim, é possível agendar a avaliação ao domicílio. Para mais informações, poderá aceder ao seguinte link: Consulta ao domicílio
Devido às características do procedimento de avaliação, o mesmo não poderá ser realizado por video-chamada.
A avaliação neuropsicológica também é um tipo de avaliação psicológica, porém existem algumas diferenças. Resumidamente, a avaliação neuropsicológica é um procedimento que visa analisar detadalhamente o desempenho cognitivo da pessoa e compreender o seu impacto na vida diária. Além das capacidades cognitivas, também será avaliado o estado emocional e o comportamento da pessoa.
A avaliação psicológica, por sua vez, será centrada nos aspetos da personalidade, na vida emocional e nos aspetos sociais e comportamentais da pessoa. Este tipo de avaliação também procura averiguar o impacto que as dificuldades apresentadas trazem para a vida pessoal. Neste tipo de avaliação, o funcionamento cognitivo também poderá vir a ser investigado de uma forma geral.
Dúvidas? ...Entre em contacto connosco!
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar a utilização do site e ajudar nas nossas iniciativas comunicacionais.
Mais informação em Termos de utilização e Política da privacidade