Por vezes, somos presenteados com alguns desafios ao longo da vida. Tais desafios podem refletir-se na nossa qualidade de vida e no nosso bem-estar geral. A forma como os gerimos e respondemos a estas dificuldades podem resultar num padrão de pensamentos e emoções negativas, e/ou comportamentos desadaptativos.
O acompanhamento psicoterapêutico ajudará deste modo, a desenvolver um conjunto de estratégias que permitirão enfrentar tais desafios de forma construtiva, promovendo o crescimento pessoal.
Segundo a Ordem dos Psicólogos Portugueses, não precisamos de esperar por situações de crise ou por estarmos desesperados para pedir ajuda – pelo contrário, quanto mais cedo procurarmos ajuda, melhor (mais eficaz será a solução das dificuldades e problemas).
Algumas associações, como a Associação Americana de Psicologia, sugerem que o acompanhamento psicológico deverá de ser considerado quando:
O apoio psicológico atuará, deste modo, como um agente promotor de saúde mental. Ao mesmo tempo, irá percorrer uma jornada de autoconhecimento que o fará sentir-se mais capacitado para lidar com problemas futuros.
Considerando que a mente e o corpo são indissociáveis, o bem-estar psicológico poderá inclusive, manifestar-se positivamente ao nível do bem-estar físico. Assim, o momento em que decide recorrer ao apoio psicológico poderá ser o primeiro passo rumo a uma vida mais plena e satisfatória.
Recorremos a uma terapêutica de base cognitivo-comportamental. De uma forma muito resumida, este tipo de terapia é uma abordagem breve, focada na resolução de problemas atuais e na modificação de pensamentos e comportamentos disfuncionais.
Neste tipo de intervenção, poderemos sugerir a realização de alguns trabalhos ou atividades para casa. Os propósitos deste tipo de trabalhos são variados, seja por exemplo, para sedimentar o que se trabalhou em sessão ou para obter a perspetiva do que se está a trabalhar. Isto permite atuar diretamente sobre a temática a ser explorada e consequentemente, rentabilizar o investimento efetuado.
Serão definidos objetivos e metas em colaboração com a pessoa, considerando a problemática em causa e o progresso observado.
Complementamos esta intervenção com outras modalidades terapêuticas, como por exemplo, terapias de 3ª geração, técnicas psicodramáticas, educação sobre o funcionamento neuropsicológico, entre outros.
Sim, para ambas as questões! Poderá agendar consulta ao domicílio ou por videochamada. Para mais informações, poderá aceder aos seguintes links:
Consulta ao domicílio | Consulta online
Idade - Disponibilizamos o serviço de acompanhamento psicológico para crianças a partir dos 5 anos de idade.
Pais separados - Maior parte dos pais que se encontram separados conseguem chegar a um acordo perante a necessidade da criança usufruir de algum tipo de intervenção psicológica. Ainda assim, esta temática poderá ser alvo de discordia e poderá ter as suas consequências legais. Como tal, será necessário uma autorização formal do outro pai/mãe antes de se avançar com o procedimento. Com isto em mente, poderá entrar em contacto connosco e solicitar o documento de autorização que poderá fazer chegar à outra parte.
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar a utilização do site e ajudar nas nossas iniciativas comunicacionais.
Mais informação em Termos de utilização e Política da privacidade