Avaliação Psicológica

A avaliação psicológica é um procedimento técnico, não invasivo, que visa analisar o funcionamento psicológico do indivíduo, permitindo a investigação do estado emocional, da personalidade, do comportamento e das competências cognitivas (atenção, memória, etc.).

Na avaliação psicológica serão consideradas as queixas apresentadas, as motivações para a realização do procedimento e a natureza do pedido.  Desta avaliação resultará um relatório técnico.

Assim, a avaliação psicológica permite:

  • Obter dados que auxiliem à formulação de um diagnóstico;
  • Clarificar o impacto que as características psicológicas exercem em determinadas áreas da vida;
  • Obter uma visão do funcionamento cognitivo geral;
  • Promover o auto-conhecimento, aprofundando a compreensão que a pessoa tem de si mesma;
  • Adaptar a terapêutica à condição observada.

O que inclui a Avaliação Psicológica?
Quantas sessões serão necessárias - e - Qual a sua duração?

Este serviço divide-se em 3 fases:

  •  Entrevista clínica (numa primeira sessão).
  • Examinação Psicológica: Pode ser realizada através preenchimento de escalas, inventários, testagem de funções cognitivas, avaliação de elementos projetivos, entre outros. O exame psicológico poderá levar 1 a 3 sessões para ser realizado, dependendo das especifidades de cada caso.

      » Caso exista um acompanhante, o mesmo não poderá estar presente durante as sessões de examinação psicológica.

  • Consulta de devolução dos resultados e entrega do relatório: Consulta dedicada à explicação dos dados obtidos, ao esclarecimentos de dúvidas e possíveis recomendações.

Cada sessão terá, aproximadamente, 60 minutos.

A consulta de devolução de resultados será mais curta, tendo a duração de cerca de 30 minutos.

O que levar para uma primeira sessão?

Deverá de se fazer acompanhar de:

  • Relatórios/Registos médicos (principalmente, se estes incluírem informações sobre qualquer problema de saúde mental ou cognitiva pré-existente).
  • Exames de imagem relacionados com a condição a ser investigada (ressonâncias magnéticas ou TACs).
  • Lista de medicação, incluindo a dosagem e a hora em que a medicação é tomada.
  • Óculos ou aparelho auditivo, se utilizados regularmente.

Que tipo de testes são feitos?

A avaliação psicológica serve-se de vários elementos para a fundamentação da hipótese clínica, sendo estes, a informação prestada pela pessoa na recolha de dados, o seu comportamento, a sua postura, expressão verbal, entre outros. Além destes elementos, esta avaliação poderá servir-se de outro tipo de procedimentos, como por exemplo:

  • Escalas e inventários - No fundo, as escalas e os inventários são formulários de preenchimento que estão cientificamente validados e adaptados à população portuguesa. Estas escalas e inventários são selecionados de acordo com a problemática trazida pela pessoa.
  • Técnicas projetivas - A pessoa analisará um conjunto de imagens e fornecerá a sua interpretação livre e expontânea;
  • Testes cognitivos - Na sua essência, estes testes são desafios mentais. Baseiam-se maioritariamente, em perguntas breves, exercícios com papel e caneta ou exercícios de manipulação de objetos.

O protocolo de avaliação poderá variar de pessoa para pessoa, onde será considerado:

  • A informação presente na referenciação;
  • As queixas e os sintomas apresentados;
  • As informações recolhidas e a observação durante a entrevista e administração de testes.

Não me consigo deslocar ao local. Podem ir a minha casa?

Sim, é possível agendar a avaliação ao domicílio. Para mais informações, poderá aceder ao seguinte link: Consulta ao domicílio

Devido às características do procedimento de avaliação, o mesmo não poderá ser realizado por video-chamada.

Qual a diferença entre a Avaliação Psicológia e a Avaliação Neuropsicológica?

A avaliação neuropsicológica também é um tipo de avaliação psicológica, porém existem algumas diferenças. Resumidamente, a avaliação neuropsicológica é um procedimento que visa analisar detadalhamente o desempenho cognitivo da pessoa e compreender o seu impacto na vida diária. Além das capacidades cognitivas, também será avaliado o estado emocional e o comportamento da pessoa.


A avaliação psicológica, por sua vez, será centrada nos aspetos da personalidade, na vida emocional e nos aspetos sociais e comportamentais da pessoa. Este tipo de avaliação também procura averiguar o impacto que as dificuldades apresentadas trazem para a vida pessoal. Neste tipo de avaliação, o funcionamento cognitivo também poderá vir a ser investigado de uma forma geral.


Dúvidas? ...Entre em contacto connosco!

Crianças e adolescentes... O que devo de saber?

Acompanhamento - Na maioria dos casos, a criança não necessita de estar presente na primeira sessão, visto que esta sessão inicial é dedicada à recolha de informação. Nas sessões seguintes (destinadas à avaliação) os pais/encarregados de educação não poderão estar presentes. Os pais/encarregados de educação não deverão de trazer a criança na sessão final, onde os resultados do relatório serão esclarecidos.


Idade - Disponibilizamos o serviço de avaliação psicológica para crianças a partir dos 5 anos de idade.


Pais separados - Maior parte dos pais que se encontram separados conseguem chegar a um acordo perante a necessidade da criança usufruir de algum tipo de intervenção psicológica. Ainda assim, esta temática poderá ser alvo de discordia e poderá ter as suas consequências legais. Como tal, será necessário uma autorização formal do outro pai/mãe antes de se avançar com o procedimento. Com isto em mente, poderá entrar em contacto connosco e solicitar o documento de autorização que poderá fazer chegar à outra parte.